6 principais motivos para ter um HAMSTER como animal de estimação.

 Minha paixão por esses bichinhos começou de repente. Já fazia um tempo que eu estava sentindo falta de uma companhia à mais, um animalzinho de estimação.

 Tive algumas dificuldades na hora de escolher por conta das limitações. Eu e meu marido passamos a maior parte do dia trabalhando ou ocupados, o que nos deixa com tempo realmente somente após umas 18h tarde. Não temos um quintal ou uma área aberta aqui em casa. Nosso espaço é pequeno. Temos uma vizinha no mesmo “quintal” e não queríamos um bichinho que fizesse barulho e pudesse trazer algum incômodo.

 Devido à todos esses fatores, já devíamos riscar um cachorro ou um gato da lista de possibilidades. Pensamos em ter um peixinho, mas até mesmo um peixe beta, esse mais comum, precisa do espaço de um aquário de pelo menos 15 litros para viver bem e sem estresse, e isso não era viável para nós.
Depois de muito google, eu acabei encontrando (ou lembrando) dos hamsters. Foi paixão à primeira pesquisa. Lembro de assistir um vídeo atrás do outro sobre cuidados, alimentação, brinquedos, atividades…

 Meu marido também sempre foi interessado e tem um coração enorme para caber animais. Depois de ver toda a minha empolgação com a idéia, ele aceitou fácil e concordou que seria a melhor opção para nós.

1. Os hamsters são animais noturnos.
 Esse foi um dos principais motivos para escolhermos esse bichinho. Não temos tempo durante o dia, e o fato de eles serem ativos e só estarem acordados durante a noite subiu a escala de “pontinhos para o hamster” em pelo menos +10. Alguns hamsters podem até preferir brincar durante o amanhecer ou próximo ao pôr-do-sol, mas geralmente eles passam a maior parte da noite acordados. A nossa hamster Kimi acorda por volta das 21:00 e nós costumamos ficar pelo menos 40 minutos com ela fora da gaiola. Ela corre, brinca, explora, pega comidinhas, se esconde, e quando ela fica cansada e quer voltar para gaiola, começa a ficar agitada ou tentando descer dos lugares.

2. São silenciosos.
Dificilmente você vai conseguir dormir se deixar a gaiola do seu hamster no seu quarto, porém, no geral eles fazem pouco barulho. Eles não ficam fazendo barulhinhos como os porquinhos da índia. Comparando com os outros animais domésticos mais comuns, o barulho é mínimo. Somente quando correm na rodinha, o que você resolve comprando uma silenciosa, roem a grade, roem os brinquedos ou andam e cavam na serragem.




3. No geral, um hamster não ocupa MUITO espaço.
 Eles ocupam sim um espaço considerável, mas não taaanto assim. Não caia na ilusão de que uma gaiolinha de pet shop será suficiente para que seu hamster viva feliz. Sinceramente eu acredito que NENHUMA (sim, NENHUMA) gaiola de pet shop sozinha tenha um tamanho suficiente para que seu hamster viva feliz e sem estresse. Provavelmente você terá que acoplar uma gaiola na outra ou criar meios de aumentar o espaço. Uma gaiola com vários andares também não compensa a falta de espaço térreo. Pelo contrário. Eles adoram correr, explorar, cavar… e por isso precisam de um espaço amplo, ou podem acabar ficando estressados e isso é muito grave para a saúde deles. Uma gaiola com um andares à mais são sim interessantes, porém ele já precisa ter um espaço amplo na base da gaiola ou não vai adiantar muita coisa.

4. Um hamster tem um gasto mensal muito, muito baixo.
 O pacote de ração da Kimi custa em média uns R$15,00 e esse pacote eu acredito que dure no mínimo um mês e meio. Compramos algumas sementes de vez em quando e umas rações diferenciadas para enriquecer a alimentação, como é algo que dura MUITO, MUITO TEMPO, vale super à pena e assim também a gente consegue fazer com que a ração principal acabe durando um período maior. Os hamsters também podem comer alguns legumes, frutas, folhas, mas não é recomendável dar todos os dias. Serragem também é algo que precisa comprar com frequência, existem diferentes no mercado e os preços variam. A única que não deu alergia nela é uma que custa R$4,00 por 500g de um petshop local. Dura pelo menos uma semana se o seu hamster for treinado à fazer xixi no cantinho certo e se você fizer uma limpeza mais superficial a cada dois dias.



5. Não precisa levar para passear.
Não precisa passear ou garantir que o bichinho passou horas gastando a energia para não correr o risco de um furacão dentro da sua casa. Claro que você precisa brincar, tirar da gaiola, interagir, deixar ele um pouco livre, mas comparando com outros animais, o trabalho é reduzido pela metade. Se o hamster tiver uma gaiola ampla, uma rodinha apropriada para o tamanho dele, comida, água fresca e poder brincar com você todo dia, com certeza ele será feliz.

6. Não teve como resistir à fofura.
Um hamster é fofinho em todos os aspectos possíveis. As unhas, os dedinhos, o pelo, o nariz, a bochecha cheia de comida. Não tem como resistir. Se você é uma pessoa apaixonada por animais, eu recomendo até que você evite a sessão dos hamsters quando for visitar um petshop. Eu sou ansiosa e o meu marido também, no dia que compramos a Kimi nós tínhamos ido “só olhar” como eles eram. Dois iludidos. No fundo a gente sabia no que isso ia dar, e hoje, sem absolutamente nenhum arrependimento, somos muito felizes com a nossa “Kimosinha”.



Se você tiver mais curiosidades, pode deixar a sua dúvida sobre como é cuidar de um hamster nos comentários. Se quiser alguma dica ou se tiver sugestões de próximos temas sobre esse assunto, pode comentar também. Por exemplo, posso contar em detalhes o quanto gastamos, ou quais são os cuidados, como nós limpamos a gaiola, qual a rotina da nossa hamster, ou qualquer outra dúvida que vocês tenham.

Novos posts toda semana.

6 modelos de calendários para Janeiro 2020!

Comentários

  1. Kiki muito fofa😍💙 apesar do medo kkkkk poderia até pensar na possibilidade de criar um hamster

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/1/20

    Tãaao fofa ❤️

    ResponderExcluir
  3. São adoráveis, não dá mesmo para resistir! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAh, lembrei dos meus hamsters, dos meus porquinhos da índia, que saudades deles.
    Malu, me empresta a Kimi ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk pode pegar emprestada, se tiver umas pipocas aí, melhor ainda.

      Excluir
  5. Já tive um e adorei! Eles são mesmo muito queridos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Minha Kiki já tem um bom tempo com a gente, é a nossa primeira.

      Excluir
  6. Que fofura esse hamster. Deve ser legal ter como animal de estimação.
    Convido vc para participar da minha pesquisa de público
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  7. É muuuuito fofo, gente! Quando eu era criança, tinha vontade de ter. Mas eu tenho gatos, porque sempre fui muito apaixonada por gatos. E bem, meus gatos comeriam o hamster na primeira oportunidade D:
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo gatos, mas agora posso dizer que amo mais ainda hamsters gorduchinhos.

      Excluir
  8. What a cute hamster! Great tips for hamster owners.

    ResponderExcluir

Postar um comentário